Como a escola, por sua vez, é uma unidade de um sistema educacional maior, formado por um conjunto de escolas que se influenciam direta, ou indiretamente, deve-se ter em mente um propósito maior.

Por uma influência da tecnologia industrial, também em educação, foi adotado o critério de divisão do trabalho per especialização de funções. Assim é que determinada pessoa ou conjunto de pessoas recebe a incumbência de se responsabilizar por um aspecto do processo de ensino-aprendizagem, outra de outro aspecto, e, assim, sucessivamente.

O professor defronta-se, no dia a dia de seu ambienta escolar, com um grupo ou grupos de crianças de origem variada quanto a aspectos de ordem econômica, social, cultural e psicológica.

No seu trabalho diário, o professor tem oportunidades constantes de observar e interagir com cada um dos alunos que compõem sua(s) turma (s). O comportamento desses alunos é sobremaneira significativo, pois reflete sua aprendizagem anterior, ocorrida em grande parte em função do seu ambiente sócio-econômico-cultural, e que é condicionadora de novas aprendizagens.

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