Tratamos aqui de vários assuntos que são intermitentes ou relevantes para essa crescente discussão. Buscar enriquecer o debate acerca das diferentes necessidades que surgem constantemente em nossa realidade diversa é o nosso principal objetivo. A formação do sujeito-cidadão, plenamente capaz de entender sua realidade e, se julgar necessário, agir de forma coerente e não destrutiva para mudá-la, deve ser o objetivo desse novo período histórico que se desenrola. Portanto, seja bem-vindo à área temática da Educação do Mundo Educação!

Um longo processo iniciou-se com a industrialização e a expansão das cidades que ocorreram no período da Revolução Industrial. Anteriormente, até as primeiras décadas do século XIX, a maioria da população europeia não tinha nenhum acesso a qualquer tipo de educação escolar.

Porém, o rápido avanço tecnológico exigia a formação de mão de obra instruída, capaz de realizar as tarefas que exigiam maior nível de especialização. Na medida em que as ocupações tornavam-se mais complexas, a educação tradicional recebida em casa tornava-se mais e mais obsoleta, já que as experiências de trabalho diferenciavam-se cada vez mais no decorrer de um curto espaço de tempo. Diante dessa necessidade, surgiram as primeiras escolas técnicas que mais adiante tomariam o formato das escolas que vemos hoje.